segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

(RECEITA) AL DENTE \\ PÃO DE AVEIA COM OMOLETE

Quem é que nunca sonhou com aqueles típicos pequenos-almoços de hotel, quando nos sentimos em plena liberdade de comermos o que bem entendemos, pois, temos de aproveitar o dinheiro que gastámos naquela estadia? Por muito tempo, também eu magicava com a possibilidade de me alimentar assim, dado que se torna apelativo começar o dia com tamanha energia e uma barriga feliz. Quando me deparei com a Paleo e o Low Carb, a minha mentalidade mudou drasticamente, não só pela nova abordagem do começo do dia, como em todas as restantes refeições. Em toda a minha vida, nunca me senti tão confortável a comer e com tanto fôlego para correr atrás de novas receitas e um modo de pensar mais liberto. 

Não sou de brincar com o início dos meus dias: para além da típica água com limão, faço por incluir tudo aquilo que o corpo necessita em termos de nutrientes, aminoácidos, etc., e nada como saber jogar com tudo aquilo que a Natureza nos fornece. Para o desjejum - um termo que me pareceu mais do que adequado, tendo em conta toda a aprendizagem que tenho vindo a acumular! -, faço sempre por incluir proteínas como os ovos e o leite, hidratos como a aveia e o pão de chia do Lidl - que é dos poucos que não me deixa indisposta! -, fontes de gordura como o abacate, o bacon, o azeite, e vitaminas através do tomate-cereja, ou uma fruta que me esteja a apetecer! 


Como sempre, nunca me falta o chá! Hoje, vamo-nos focar no meu desjejum mais recente, um pão de aveia recheado com creme de queijo, abacate e uma omolete de chouriço e cebola. Na falta de bacon, inclinei-me para o chouriço, que serviu de igual maneira. Para beber, o sempre presente galão ou cappuccino, uma chávena de chá preto ou verde e um copo de água!

Ingredientes para o pão de aveia:
  • 1 ovo;
  • 1 colher de sopa de água;
  • 1 colher de sopa de farinha de aveia;
  • 1 pitada de sal;

Modo de preparação:
Juntar tudo num recipiente, mexer com um garfo e levar a uma frigideira, previamente untada com um fio de azeite ou óleo de coco. Deixar dourar em ambos os lados, reservar num prato e barrar com creme de queijo e abacate maduro.

Ingredientes para a omolete:
  • 1/4 de cebola picada;
  • Alguns cubos de chouriço ou bacon (vai ao gosto do freguês);
  • 2 ovos;
  • Coentros;
  • Temperos a gosto;

Modo de preparação:
Refogar a cebola e o chouriço num fio de azeite. Bater os ovos e verter na frigideira. Virar ambos os extremos da omolete e deixar cozer os lados. Colocar a omolete por cima do pão e fechar. Podem também acompanhar com umas folhas de rúcula e tomate-cereja!


Abrir a mente no que toca à comida foi o que me salvou daquele terror que nutria em relação a ela. Julgo que em vinte anos, nunca me sentira tão feliz, energética e capaz de amar comer, obtendo resultados de perda de massa gorda e ganho de massa magra - esta última com o apoio da prática de exercício físico! -. Permitam-se a explorar e a dispensar algum tempo na cozinha e verão que tudo se tornará mais fácil!

Gostaram da receita? O que costumam tomar ao pequeno-almoço? Contem-me tudo! ♥

2 comentários:

  1. Que aspeto delicioso! Tenho mesmo que experimentar esta receita :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!! 💃 É o tipo de receita que vai a qualquer hora! 😀

      Eliminar